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Resiliência e raciocínio lógico: os benefícios do pensamento computacional na escola

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Resiliência.

O mundo contemporâneo exige cada vez mais que os indivíduos sejam capazes de se adaptar a novas situações, superar obstáculos e resolver problemas de forma criativa. Mas como levar o desenvolvimento dessas habilidades para a escola, formando estudantes capazes de se adaptar positivamente às adversidades e que resolvem problemas de maneira sistemática? Com o pensamento computacional isso é possível!

O desenvolvimento do pensamento computacional, por meio do ensino de programação, é uma ferramenta eficaz para este objetivo, já que é um aprendizado que envolve enfrentar e resolver problemas complexos, fazendo com que os estudantes aprendam a lidar com falhas, refinando suas soluções até atingir o sucesso, o que reforça a capacidade de resiliência e aprimora o pensamento lógico.

Neste artigo, vamos conhecer mais sobre estas habilidades, como o pensamento computacional é essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes e de que forma as escolas podem oferecer essa aprendizagem de forma prática e intencional.

O que é resiliência?

A resiliência é a capacidade de lidar com as dificuldades de forma construtiva, mantendo-se firme diante dos obstáculos e aprendendo com as experiências. Uma pessoa resiliente não se deixa abater pelos fracassos, mas os encara como oportunidades de crescimento. Essa habilidade é fundamental em um mundo onde a mudança é constante e imprevisível, pois permite que as pessoas se adaptem rapidamente a novas situações e superem os desafios com determinação e otimismo.

Estudantes resilientes conseguem manter o equilíbrio emocional, adaptando-se a novas situações e superando obstáculos sem desistir. Essa capacidade de recuperação e adaptação não apenas melhora o desempenho acadêmico, mas também prepara os jovens para um mercado de trabalho em constante evolução. A resiliência, portanto, é fundamental para que os estudantes se tornem profissionais bem-sucedidos e cidadãos capazes de contribuir positivamente para a sociedade.

O que é raciocínio lógico?

O raciocínio lógico é a capacidade de pensar de forma estruturada, analisar informações, identificar padrões e chegar a conclusões fundamentadas. É a habilidade de resolver problemas de maneira eficiente, seguindo uma sequência lógica de pensamento. Desenvolver o raciocínio lógico é essencial para tomar decisões responsáveis, tanto na vida pessoal quanto profissional, e para enfrentar os desafios complexos que surgem no dia a dia.

Com o avanço da tecnologia e a crescente necessidade de inovação, a capacidade de pensar de maneira estruturada e analítica permite aos estudantes abordar desafios de forma metódica e eficaz. Além disso, o raciocínio lógico é fundamental em diversas áreas do conhecimento, desde as ciências exatas até as humanidades, facilitando a compreensão de conceitos abstratos e a aplicação prática de teorias.

Pensamento computacional: como desenvolver estas habilidades na escola

O pensamento computacional é uma abordagem de resolução de problemas que envolve a utilização de conceitos e técnicas da ciência da computação. Essa abordagem inclui a decomposição de problemas complexos em partes menores e mais gerenciáveis, a identificação de padrões e regularidades, a abstração de informações relevantes e a criação de algoritmos ou instruções passo a passo para a solução de problemas. Por isso, é uma ferramenta eficaz para desenvolver habilidades como resiliência e raciocínio lógico na escola.

Além disso, o pensamento computacional é uma das diretrizes da BNCC da Computação para o Ensino Básico que, no Parecer CNE/CEB nº 2/2022 , o define como: “conjunto de habilidades necessárias para compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e soluções de forma metódica e sistemática através do desenvolvimento da capacidade de criar e adaptar algoritmos. Utiliza-se de fundamentos da computação para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico em diversas áreas do conhecimento”.

A programação, usada para o desenvolvimento do pensamento computacional na escola, se destaca neste aprendizado, já que exige persistência para superar falhas e desafios, reforçando a resiliência dos estudantes. Além disso, ao aplicar lógica e sistematização na resolução de problemas, os estudantes aprimoram sua capacidade de raciocínio lógico, tornando-se mais aptos a enfrentar desafios acadêmicos e profissionais de maneira estruturada e eficiente. Entenda, abaixo, como esse processo de aprendizagem acontece.

Decomposição de problemas

A decomposição é o processo de quebrar um problema complexo em problemas menores e mais gerenciáveis. Ao dividir um problema em partes menores, os estudantes podem lidar com cada parte separadamente, facilitando a resolução do problema como um todo. Isso ajuda a desenvolver a resiliência, pois permite que enfrentem problemas aparentemente insolúveis de maneira mais assertiva.

Identificação de padrões

Identificar padrões é essencial para resolver problemas de forma eficiente. No pensamento computacional, os estudantes aprendem a reconhecer padrões em dados, algoritmos e processos, o que os ajuda a encontrar soluções mais rápidas e eficazes para os problemas. Essa habilidade também contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, pois requer análise crítica e capacidade de identificar relações entre diferentes elementos.

Abstração de informações

A abstração envolve a capacidade de isolar informações relevantes e ignorar detalhes irrelevantes para resolver um problema. No contexto do pensamento computacional, os estudantes aprendem a identificar as informações essenciais em um problema e a simplificar sua resolução, concentrando-se apenas nos aspectos relevantes. Isso estimula o raciocínio lógico, pois exige que identifiquem a essência de um problema e desenvolvam soluções claras e concisas.

Criação de algoritmos

Um algoritmo é uma sequência de instruções precisas e lógicas para resolver um problema. A criação de algoritmos é uma parte fundamental do pensamento computacional, pois permite que os estudantes desenvolvam soluções passo a passo para problemas complexos.

Ao criar algoritmos, os estudantes exercitam o raciocínio lógico, pois precisam organizar as etapas de maneira lógica e coerente para alcançar a solução desejada. Além disso, a prática na criação de algoritmos ajuda a desenvolver a resiliência, pois os estudantes aprendem que é normal cometer erros e que a revisão e aperfeiçoamento são parte integrante do processo de resolução de problemas.

Mercado de trabalho e habilidades essenciais na era tecnológica

Como vimos, não apenas na vida acadêmica, mas no mercado de trabalho atual, as habilidades de resiliência e raciocínio lógico são cada vez mais valorizadas. Empresas buscam profissionais capazes de se adaptar a mudanças rápidas, resolver problemas complexos e utilizar a tecnologia de forma eficiente. Por isso, o pensamento computacional não é apenas uma habilidade técnica, mas uma mentalidade que permite aos profissionais enfrentar os desafios do mundo digital com confiança e criatividade.

Diante das rápidas transformações tecnológicas e econômicas, a capacidade de se recuperar de fracassos, aprender com erros e perseverar é essencial. Mas a resiliência não é apenas uma habilidade para momentos de crise, é uma característica contínua que melhora a eficácia e a satisfação no trabalho, promove um ambiente de trabalho positivo e contribui para o desenvolvimento pessoal.

O raciocínio lógico é igualmente essencial no mercado de trabalho, especialmente na era tecnológica, onde a capacidade de pensar de forma analítica é fundamental. Profissionais que dominam o raciocínio lógico conseguem resolver problemas de maneira eficiente, tomar decisões embasadas e desenvolver soluções inovadoras, habilidades indispensáveis em qualquer profissão.

Assim, desenvolver habilidades como resiliência e raciocínio lógico na escola é essencial para os estudantes enfrentarem os desafios do século XXI e se destacarem no mercado de trabalho. O pensamento computacional, por meio do ensino de programação, oferece uma abordagem eficaz para esse objetivo, pois enquanto ensina a resolver problemas complexos, promove habilidades como a resiliência e o raciocínio lógico.

Alura Start: o pensamento computacional na escola

Agora que você já entendeu como o pensamento computacional é essencial para desenvolver habilidades cruciais para a formação dos estudantes, como a resiliência e o raciocínio lógico, saiba como a Alura Start é a solução que vai levar essa aprendizagem para sua escola não apenas ensinando conceitos teóricos, mas envolvendo os estudantes de forma prática em projetos reais, tornando-os protagonistas e criadores ativos de tecnologia.

Por meio do ensino de programação de forma curricular, a Alura Start é um programa educacional que visa ensinar o pensamento computacional e habilidades digitais para estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Com conteúdo de qualidade e uma plataforma digital exclusiva, os estudantes aprendem os fundamentos da programação, desenvolvendo habilidades essenciais, como resiliência, pensamento analítico e para inovação, raciocínio lógico e criatividade.

Além disso, propõe uma metodologia que provoca os estudantes a pensar, contextualizando os conteúdos por meio de problemas e casos reais que poderão encontrar em seu dia a dia, tornando a aprendizagem mais prática e próxima da realidade. Assim, promove engajamento, melhorias no desempenho acadêmico e prepara os estudantes para enfrentar os desafios do mundo digital com segurança e confiança.

Quer formar estudantes mais resilientes e que usam o raciocínio lógico para a resolução de problemas, se destacando na vida acadêmica e no futuro profissional? Seja uma Escola Inovadora Start e forme estudantes preparados para os desafios do futuro digital e da inovação. Acesse nosso site e saiba como!